quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cantinho do Pensamento/Disciplina


Olá Mamães

Como já havia escrito anteriormente, “Educar” não é fácil, já dizia o Pediatra dos meus Filhos que para educar crianças precisamos aprender as 3 regras básicas: 1° Paciência, 2° Paciência e 3° Paciência, ou seja meninas, Educar depende muita mais de nós Pais do que basicamente dos  nossos filhos.

Uma das primeiras medidas que tomei aqui em casa há quase dois anos, foi o Cantinho do Pensamento/Disciplina e confesso que foi a melhooor coisa que fiz até hoje na educação deles, eles inclusive, cobram que eu cumpra também as regras, afinal a referência deles sou eu.

Por isso, resolvi aplicar o método da Super Nanny, para quem não conhece o esse método de educação, segue algumas dicas:

1. Os pais são a autoridade da casa
Quem manda na sua casa? A resposta certa, segundo Cris Poli, a Super Nanny, deve ser: "os pais". E você precisa assumir a autoridade da educação dos seus filhos. Deve saber o que é melhor para ele e impor isso. Não deixe que os pequenos lhe dominem.        
 

2. Não tenha medo dos seus filhos
As crianças podem gritar, chorar, espernear, atirar objetos. Mas você não deve se assustar diante dessas atitudes e recuar. Se tomou uma decisão, continue firme nela. A cada passo que você recua, ele ganha um ponto na autoridade. Se não fizer isto, quando perceber, vai ser seu filho quem mandará na casa.
 

3. Pais são responsáveis pela educação dos filhos
Não é a escola ou a babá ou a igreja que vai cuidar da formação dos seus filhos. Hoje os pais, por trabalharem fora, acham que podem terceirizar essa obrigação. Mas estão errados! Ninguém, além de você, tem a obrigação e o poder de formar o caráter do seu filho. Se ele andou aprontando, não adianta mudar de escola. Você é que tem de ensinar a ele o que e certo e errado.        

4. Fale não para os filhos
Vivemos em uma sociedade com limites. E se você não ensinar isso para o seu filho desde pequeno, ele com certeza terá problemas para conviver com os amigos, professores e até familiares. Diga "não" a ele, por mais que ele chore, insista ou tente lhe chantagear. Afinal, ele vai ouvir muito "não" na vida e é bom já crescer acostumado.

5. Crie uma rotina para os filhos
Defina os horários das atividades das crianças. Assim, elas terão tempo para fazer tudo. Determine a hora de dormir, de brincar, ver TV e estudar. Não é para ser maníaco com horários, mas apenas organizar o dia para que seus filhos não deixem de fazer aquilo que você considera importante para a formação deles.

6. Brinque com seus filhos
Invista uma parte do seu tempo para brincar com as crianças. Brincar não é perder tempo, mas sim um momento precioso para conhecer e educar seus filhos. Perder, dividir, esperar são algumas das coisas que você vai poder ensinar a eles enquanto conquista sua confiança e amizade         

7. Escute o que os filhos têm a dizer
Seus filhos são de uma nova geração e muita coisa mudou. Por isso é bom escutar o que eles têm a dizer. Ouça os argumentos das crianças e tente ser flexível, entender o lado delas. Isso ajuda a criar o diálogo e construir uma relação de confiança entre pais e filhos. Mas saiba sempre que a posição final é sua e se discorda do ponto de vista dos filhos, pode e deve impor sua palavra.        

8. Use apenas a força da voz
Nada de bater nos filhos! Isso não educa - assusta! Aprenda a falar com força para se impor aos seus filhos. Você pode colocá-los de castigo, sim, mas não pode machucar. Mandar para o quarto, tirar algo que ele gosta de fazer, tudo bem! Punir não é errado mas, agredir, sim.

9. Não sobrecarregue as crianças
Tudo bem que os pequenos devem começar a se preparar desde cedo para o mercado de trabalho. Mas eles não precisam ficar estressados ainda na infância. Não exagere na quantidade de cursos e atividades em que matricula seus filhos, lembre-se que brincar é também muito importante para o desenvolvimento deles.         

10. Dê pequenas responsabilidades aos filhos
Par ver seu filho feliz, você não precisa poupá-lo de todos os esforços e dar tudo o que ele quiser. Ensine-o a ter um pouco de autonomia e responsabilidade desde pequeno, para entender que precisa batalhar para conquistar algo. Faça com que ele guarde os brinquedos e as roupas. E a partir dos 6 anos, dê uma pequena mesada. Assim, ele vai aprender a dar valor para as coisas. 
 

Como passar isso para eles??
 
Se a criança é pequena a melhor maneira para ela entender o que é certo e que é errado através da visão. Você pode fazer placas e colocar em um lugar visível à criança. Procurei na  internet algumas opções de regras quando resolvi fazer as das minhas crianças:

  Olha a carinha de sapecas dos meus amores rs rs rs :D
 Aaah Mamães, eu mandei imprimir na Graftim de Timbó em Adesivo de Vinil com diâmetro  de 20cm , caso vocês se interessem em fazer também, estes são os contatos:
E-mail: graftim@graftim.com.br 
Falei com Camile
Telefone: (047) 3382-4689
Se não me engano custou as 6 regrinhas + dois títulos: R$ 50,00.

Espero que vocês tenham gostado :D







 


73 comentários:

  1. Adorei a ideia e as dicas. Sou super fã da Super Nanny. Apanhei muito na minha infancia, e isso so me fez me distanciar dos meus pais. Tbm sou a favor de educar desde pequenos e sem violencia. Espero saber ser uma boa mãe e ensinar meu filho ser um cidadão direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem Dúvida Vivi, só depende de nós fazermos a diferença, não podemos deixar que as mágoas do passado nos impeçam de ser e fazer o melhor para os nossos filhos e muitas fazes dando os exemplos dos quais não tivemos... ;)

      Excluir
  2. OI Juli, você tem como mandar essas imagens com uma resolução melhor?? Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me envia um e-mail no Juli.lanser@hotmail.com que já lhe encaminho as regrinhas ;)

      Excluir
    2. Manda pra mim também santosclarice118@gmail.com

      Excluir
    3. Por favor, a mim também. Obrigada

      Excluir
    4. Por favor pra mim também.
      Pa476528@gmail.com

      Excluir
    5. Mande as regrinhas da super nany pra mim

      Excluir
    6. Tem como me enviar eudilenemh@gmail.com

      Excluir
    7. Tem como mandar essas regras pra o meu email? gislene_ls@hotmail.com

      Excluir
    8. se tiver como mandar pro meu tbm, por favor. danilo_casassa@hotmail.com

      Excluir
  3. Nossa adorei! Suas crianças são uma graça! estou mto precisando fazer aqui em casa, será que poderia me mandar a imagem das plaquinhas. Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me envia um e-mail no Juli.lanser@hotmail.com que já lhe encaminho as regrinhas ;

      Excluir
  4. Oi Juli , adorei o seu post , mas não consigo encontrar na net imagens tão bem definidas quanto as suas... tem como disponibilizá-las para mim?
    obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me envia um e-mail no Juli.lanser@hotmail.com que já lhe encaminho as imagens sem problema... ;)

      Excluir
    2. Poderia me enviar tb por favor!!

      Excluir
  5. Ola tenho 4 filhos e estou tentando impor regras e diciplina na minha turminha. Estou na net procurando ajuda, adorei seus adesivos, se puder nos disponibilizar seria bem legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me envia um e-mail no Juli.lanser@hotmail.com, e assim que receber o e-mail já envio para você como fiz e as imagens dos adesivos... :D

      Excluir
  6. Oi tb gostei muito, pode me mandar tb. Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Oi juli amei suas dicas eas regrinhas ,estou precisando muito das regrinhas procurei na internet e não achei nada igual aos seus teria como me enviar? bjss

    ResponderExcluir
  8. olá juli, amei. teria como me enviar essas imagens obrigado meu email talytamello@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. olá juli, amei. teria como me enviar essas imagens obrigado meu email talytamello@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Oie teria com mandar pra mim
    Meu imail é kris_fabio_gui@hotmail.com
    Eu amei

    ResponderExcluir
  11. Olá tb gostaria muito de receber essas regrinhas numa resolução melhor. Pode me enviar pot favor. Francielle83@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Olá tb gostaria muito de receber essas regrinhas numa resolução melhor. Pode me enviar pot favor. Francielle83@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. OLÁ, GOSTEI DAS PLAQUINHAS. VC PODERIA ME ENVIAR COM UMA MELHOR RESOLUÇÃO POR FAVOR? GRATA.

    ResponderExcluir
  14. MEU E-MAIL É jucielybrasil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Juli, gostaria que você me enviasse essas regrinhas, com uma melhor resolução, por favor. Obrigada. Meu e-mail rozimererodrigues@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, também gostaria muito de receber as regrinhas. Meu e-mail é tatianepxp@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Eu fico extremamente nervosa quando meu filho se comporta mau, ele grita ,responde e bate nas crianças menores . Eu as vezes dou tapinhas no bumbum w grito muito quando ele apronta ,quero mudar isso ,ele só tem 2 anos e 8 meses e não quero tratar ele com gritos ou tapinhas . Estou tentando mudar isso... você teria como me enviar as regrinhas em resolução para imprimir ?

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde!
    Poderia me enviar essas regrinhas para impressão? Obrigada!
    graziella.gfss@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Pode enviar essas regrinhas para impressão? clariasus@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. ola!poderia me enviar essas fotos de regras para imprimir.janishino@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá, gostaria de receber as regrinhas por email, com resolução melhor.
    Agradeço.
    Meu email é tacianarausis@gmail.com
    Um abraço

    ResponderExcluir
  22. Poderia me enviar essas imagens por email: lari.gabi.marques@gmail.com ??

    Eu preciso para fazer um mural de regras na minha sala de aula!!

    ResponderExcluir
  23. Nossa amei suas dicas e as regrinhas também, gostaria muito das imagens das regrinhas pra eu tbm imprimir

    ResponderExcluir
  24. nossa vc pode passar por e-mail as regras, precisando muito aqui em casa.
    confeitariamaede2@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Boa noite! Por favor gostaria de receber por e-mail. Obrigada josi.adh@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Poderia mandar as imagens pra mim tb para marlene.fatima@gmail.com obrigada

    ResponderExcluir
  27. tem como me manda as regrinhas meu email e lila14cristina@hotmail.vom

    ResponderExcluir
  28. oi querida bom dia ... adorei as regrinhas poedria mandar para mim...

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde! você tem como mandar essas imagens com uma resolução melhor pra mim?
    E-mail: praregianenunes@gmail.com

    Obrigada! Deus Abençoe

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde, poderia me enviar as imagens por e-mail?

    gleycesheldon@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Olá! Boa tarde! Me envie por favor as regrinhas em Boa resolução.
    a_paula_25@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde! Adorei as informações sobre educação e uso de regrinhas. Você poderia me enviar em boa resolução.
    mralmeida974@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. OLá tudo bem! POde em enviar a imagem das regrinhas,patricia_azevedo_@hotmail.com. Obrigado.

    ResponderExcluir
  34. Olá! tudo bem? Você poderia me enviar as imagens uma a uma para que eu possa imprimir em tamanho a4? Meu e-mail é sciceraraimunda@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. jULI, VOCÊ TE COMO ME MANDAR EM ALTA RESOLUÇÃO?

    ResponderExcluir
  36. Oi Juli, adorei as suas dicas sobre esse assunto. Vc poderia me mandar as imagens das plaquinhas por favor. Meu email é aninha.ags12@gmail.com
    Agradeço desde já

    ResponderExcluir
  37. oi pode me enviar por email as regras numa resolução melhor ? fsfv1988@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Oi pode me enviar por email as regras numa resolução melhor ? francielle.guidotti@outlook.com

    ResponderExcluir
  39. Encontrei suas ideias aqui pesquisando na internet.
    Amei.
    Poderia me enviar por email as plaquinhas numa melhor resolução?
    cris.alves18@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Boa noite, poderia me enviar as imagens por e-mail?
    tayna.cf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Pode me enviar as regrinhas em tamanho menor,patthygalega@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Boa Tarde! Pode me enviar as suas regrinhas ?
    rubiasynderski@gmail.com

    ResponderExcluir
  43. me manda as regrinhas milene.canti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. Boa noite!!
    Amei sua ideia, pode me mandar as regrinhas por email??
    marial.nogueira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. BOM DIA
    Adorei
    Parabéns
    Você pode enviar no meu e-mail as regrinhas, por favor.
    holi-ana@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Oi pode me mandar por e-mail as regrinhas . obrigada.
    andreia.juleane@gmail.com

    ResponderExcluir
  47. Se poder enviar pra mim te agradeço

    ResponderExcluir
  48. Poderia me enviar as regrinhas por favor?
    paty.yaguchi@gmail.com

    ResponderExcluir
  49. Olá boa noite. Amei as regrinhas era dessas que estava precisando. Tenho 3 filhos de idades bem diferentes. 1Tentei baixar mas a resolução não saiu boa. Se possível gostaria muito das imagens por email pra ver se consigo imprimir.
    pamelaa.juliano@gmail.com.

    Muito obrigada 😘😘😘

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde manda as regrinhas pra mim imprimir por favor
    luzialivia2312@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. sei que cheguei no.post muito tempo pós a postagem mas se alguém me mandar fico grata, meu email; raquelima.sousa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. Gostaria de receber as imagens dos combinados. E amei suas dicas.
    Fico grata, francineidenascimento@hotmail.com

    ResponderExcluir
  53. Bom dia !!

    Adorei suas dicas. Você pode envidar as plaquinhas?

    Obrigada!
    email: elianevechinireis@gmail.com

    ResponderExcluir
  54. Gostaria de receber as plaquinhas por email se possível.
    anaceciliabiologia@gmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  55. gostaria de receber por e-mail tbm por gentileza vanessa.dalapria@hotmail.com

    ResponderExcluir
  56. Olá. Poderia me passar por e-mail por favor.
    Priscilamedrade@hotmail.com

    ResponderExcluir